
“AcordaDitadura”
Acordaditadura foi uma peça elaborada por alunos da escola de artes circenses Chapitô. O propósito deste projeto foi a captação e posterior montagem de uma sessão em que se conseguisse captar a base/essência da peça para se usar como portfólio e promoção para sessões futuras.
Embora tenha sido um projeto em que a captação foi muito complicada devido à pouca iluminação (e a sua constante alteração), e principalmente às restrições de covid que me obrigaram a estar sentado na plateia sem me poder levantar ou mexer, o resultado final foi o intendido tendo assim sido um difícil sucesso.
Foi, não apenas da captação de imagem, mas principalmente através da montagem que inseri o mood e essência da própria peça. Isto através de sobreposições de imagens nas alturas mais intensas ou caóticas de modo a invocar o desconforto e desorientação, as divisões de ecrã para inserir também a estranheza, e por fim algumas desconstruções cronológicas, a correção de cor e desfoques em pós-produção, todos juntos nas alturas certas ajudam a transmitir as sensações e essência da própria peça.
Agora a peça, e a sua sinopse:
“Entre as paredes de uma ditadura, onde se esconde a liberdade?
Não sei se sinto livremente ou se alguém desenha a minha direção.
Aprisionados, rompemos o sistema: quebrámos a cegueira do medo.
Ao longo desta viagem conhecemos a vida do povo que, oprimido, anseia cada vez mais atingir a liberdade.
Quem é o dono das nossas ações e emoções?
Quem se apopria delas?
Teaser
Devido a ser para uso promocional também, acabei por editar um teaser para esse fim. Fica cá embaixo o link também.
-
Realizador
Câmera
Editor de Vídeo
-
Fotógrafa
Ficha Técnica



































